segunda-feira, 6 de junho de 2011

ADVA promove atividades físicas para deficientes visuais


A Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA), em parceria com a Prefeitura, oferece às segundas-feiras atividades físicas para pessoas com deficiência visual. Os encontros acontecem na Rua José Costa de Medeiros, 1745, das 8h30 às 10h, sob a supervisão do professor de Educação Física, Antônio Francisco da Silva Júnior.

Desenvolvidas desde abril de 2010, as atividades tem a participação de pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias. Entre as práticas realizadas está o alongamento e a ginástica, que contribuem para o alinhamento de postura, diminuem o risco de lesões e tensões musculares e aumentam a agilidade do indivíduo.

Conforme a presidente da ADVA, Andréa Fernanda Linck, o exercício físico, além de ser um momento de recreação, auxilia em um estilo de vida ativo. “As atividades dão segurança aos participantes, trabalham a agilidade e a coordenação motora e isto é importante para a vida das pessoas com deficiência visual”, destaca.

Durante as aulas também são realizadas atividades de recreação e jogos adaptados como o 'goalball'. Nesta modalidade, equipes com três jogadores disputam uma bola com guizo, que emite sons para que os jogadores saibam sua direção, com o objetivo de balançar a rede adversária. O ‘goalball’ é um esporte baseado na percepção tátil e auditiva. Os jogadores, que possuem graus diferentes de deficiência, são vendados para que não haja beneficiados na disputa.

Como participar
As pessoas com deficiência visual, interessadas em participar das aulas, podem entrar em contato com a ADVA através dos telefones (51)3431-5191 e (51)8462-6504 ou na sede da Associação, localizada na Rua José Costa de Medeiros. 1745 / 1º andar (antiga Câmara de Vereadores de Gravataí).

Nenhum comentário:

Postar um comentário